segunda-feira, 27 de agosto de 2012

OPINIÃO - ANO XIX - Nº 200 - SETEMBRO 2012


Começa o Congresso da CEPA

Reencarnação:
o grande tema de Santos

De 5 a 9 deste mês de setembro, a bela cidade brasileira de Santos/SP recebe espíritas e pesquisadores de vários países do mundo, em um Congresso que marca a história do Espiritismo. Tema central: Perspectivas Contemporâneas da Teoria Espírita da Reencarnação.



Um espaço privilegiado
Para o médico santista Ademar Arthur Chioro dos Reis, presidente da Comissão Organizadora do XXI Congresso Espírita Pan-Americano, a ser inaugurado neste 5 de setembro, o evento “é um espaço privilegiado para a continuidade do processo de atualização do espiritismo, necessidade expressa no pensamento de Kardec e nas deliberações do XVIII Congresso da CEPA, de 2.000, em Porto Alegre”.

O empresário argentino Dante López, neste Congresso, completa seu mandato na presidência da Confederação Espírita Pan-Americana. Para ele, o evento de Santos, é mais uma oportunidade de se trabalhar por uma “visão atualizada dos princípios básicos espíritas e levar essa mesma visão a todos aqueles que estão buscando um sentido transcendente de vida”.

Uma contribuição ao debate livre de ideias
Talvez nunca, na história do espiritismo, o tema reencarnação tenha merecido enfoques tão amplos e diversificados como neste XXI Congresso Espírita Pan-Americano. Com pensadores convidados, do Brasil (Araci Negreiros Araújo, Mauro de Mesquita Spínola, Reinaldo di Lucia e Milton Medran Moreira); da Argentina (Raúl Drubich, Alejandro Ruiz e Gustavo Molfino; da Venezuela (Jon Aizpúrua e Félix José Veja Ortega) e dos Estados Unidos (Yvonne Crespo Limoges), uma conferência pública e três mesas redondas se ocuparão exclusivamente do tema “reencarnação”, sob enfoques históricos, filosóficos, científicos, sociológicos e éticos.

Além disso, cerca de quarenta trabalhos comporão o Fórum de Temas Livres (confira a relação no boletim América Espírita), espaço sempre aberto, nos eventos da CEPA, à contribuição de pensadores de todo o mundo. A maioria deles versará também sobre reencarnação ou temas correlatos. Expositores de diversos países da América e da Europa inscreveram trabalhos para esse espaço livre e que serão submetidos à apreciação e ao debate do plenário.
A cidade de Santos se prepara
para receber até 500 participantes
Segundo informa o presidente da Comissão Organizadora, a estrutura do Congresso está preparada para receber até 500 participantes: “Serão implementadas inovações que permitirão maior participação dos congressistas”, diz Ademar, acrescentando: “Estamos trabalhando para que cada participante leve de Santos uma inesquecível lembrança de momentos enriquecedores, afetivamente significativos em sua vida”. “Nossa cidade é bela, charmosa e aconchegante, com infraestrutura moderna, capaz de sediar um evento desse porte com muita qualidade”, conclui o médico santista, vice-presidente da CEPA e que  coordena as atividades de uma grande equipe, integrada por colaboradores de oito instituições espíritas da região, todas filiadas à Confederação Espírita Pan-Americana. Detalhes podem ser vistos no site: www.congressocepa2012.com.br/ .

 

 Fazemos parte dessa história
No momento em que se realiza o histórico Congresso da CEPA no Brasil, este periódico atinge sua 200ª edição. No seu 19º ano de circulação mensal, o modesto porta-voz do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre buscou ser, igualmente, testemunha e intérprete de um novo jeito de se difundir e de se contribuir para o desenvolvimento do espiritismo.

Nascido à época em que a Confederação Espírita Pan-Americana acenava para a formação de um movimento minimamente institucionalizado, capaz de reunir pensadores espíritas brasileiros empenhadosem resgatar a inteireza do ideal livre-pensador de Allan Kardec, CCEPA Opinião participou ativamente da nova fase histórica da qual o Congresso de Santos é o capítulo mais atual.
Quem reler os primeiros editoriais e o registro das agressões e atos de explícita exclusão sofridos, então, no meio espírita por este órgão e pelos integrantes da instituição que o edita, poderá medir o quanto o processo de mudança é doloroso.  Mas, isso também está passando. Mesmo que persistam sinais de rejeição, manifestados pelo silêncio e aparente desconhecimento de nosso labor, já não se registram expressões tais como: “eles não são espíritas” ou “são os inimigos internos do espiritismo”. Há, também, sinais concretos de mudanças nos meios que nos combatiam.

É em nome desse progresso de ideias – ao fim e ao cabo, ele é sempre irresistível! -, que, ao ensejo do XXI Congresso Espírita Pan-Americano, no qual estamos inseridos, convidamos a todos os espíritas realmente sinceros para um trabalho conjunto e respeitoso em prol das ideias básicas que unem. Afinal, temos muito mais coisas em comum do que divergências que justifiquem os muros divisórios levantados. O Congresso de Santos mostrará isso. Sem renunciar a esse jeito novo de fazer espiritismo. (A Redação)
  







O Congresso, a Verdade
e o Tempo

A verdade é filha do tempo, não da autoridade. Francis Bacon

Nem tudo o que for dito e exposto no XXI Congresso Espírita Pan-Americano deve ser tomado como verdade. Um congresso espírita, como qualquer conclave humano, pode ser sempre um esforço no caminho da busca da verdade, e não a pretensiosa proclamação da mesma.

Certamente é com esse ânimo que se encontrarão em Santos espíritas de diversos países do mundo. Compartilharão desse mesmo sentimento expositores e ouvintes - que ali serão também debatedores - e a própria instituição promotora do evento. A credibilidade e o respeito que a Confederação Espírita Pan-Americana está granjeando no meio espírita livre-pensador se assenta, aliás, justamente, em sua postura doutrinária. A entidade, em todos os seus eventos, tem proclamado sua inteira adesão a todos os postulados básicos do espiritismo – existência de Deus, imortalidade do espírito e sua comunicabilidade, pluralidade de existências e de mundos habitados – e a aceitação das renovadoras consequências éticas daí derivadas. Reconhece, no entanto, que todos esses princípios podem ser interpretados de diferentes formas e, sempre, estarão a reclamar ajustes e retificações, a partir dos novos conhecimentos da ciência e do avanço da própria capacidade humana de reelaborá-los e interpretá-los.

Assim é especialmente no que diz respeito ao postulado da reencarnação, tema central do Congresso da CEPA, a se realizar este mês, no Brasil. Mecanismo intimamente ligado à grande lei da evolução, por si só infinita, a reencarnação oferece um amplo horizonte de pesquisas e estudos. A programação do evento contempla todos os grandes setores do pensar e do agir humano. Convida à inserção da lei palingenética tanto no campo individual como coletivo. Contempla-a como mecanismo de aprimoramento moral do ser humano, mas também como possível inspiradora de um novo paradigma científico capaz de desbravar caminhos para o conhecimento.

Tema de tanta complexidade e de tão vastas aplicações não pode ser reduzido a um artigo de fé. Tampouco cabe ser tratado como um mandamento divino de domínio de uma instituição humana que, auto investida da condição de detentora da verdade, se arrogue a autoridade de normatizar interpretações rígidas e condutas pessoais uniformes. Não é a partir dessa postura que se caminha em busca da verdade. Esta para ser aprimorada no intelecto e no coração do homem exige deste uma certa dose de modéstia e alguma audácia inovadora.

Pensamos que a programação do Congresso da CEPA, em Santos, reflete e sintetiza esses dois requisitos, modéstia e audácia. Para quem acha que o processo de atualização do espiritismo exige que, de uma hora para outra, se elenquem verdades novas a substituírem as vigentes, convém lembrar que só o tempo é o senhor da razão. De nós o tempo exige precisamente isso: a ação responsável da busca e a prudência de não tomarmos como definitivos aqueles mesmos conceitos que, hoje, nos pareçam adequados ao tempo por nós vivido.  É também importante aceitarmos que, embora irmanados pela condição de espíritas, cada indivíduo e cada agrupamento da grande família espírita mundial vive seu respectivo tempo. Respeite-se, pois, o pluralismo natural que a própria lei da reencarnação explica. Com isso, mesmo na divergência, avançaremos no campo da fraternidade. E esse avanço, por si só, já será um valioso ganho no processo da atualização.


Espiritismo e Bíblia
Impressiona-me a preocupação de alguns autores e articulistas espíritas em buscar, invariavelmente, os fundamentos de todas as questões e interpretações espíritas na Bíblia judaico-cristã. Passam a ideia de que, se não for explicado biblicamente, o espiritismo carece de fundamentos e de credibilidade.
Reconheço que essa pode ter sido, em alguma medida, a preocupação de Allan Kardec na árdua tarefa de fazer, no Ocidente, a transição das ideias relativas ao espírito do universo da crença para o da razão. Em medida ainda maior, foi a preocupação de pioneiros do espiritismo brasileiro, como Luis Olimpio Teles de Menezes, Bezerra de Menezes e outros católicos fervorosos que, de repente, se viram tocados pelas ideias espíritas, a elas aderindo, sem, no entanto, abdicarem da fé cristã, coisa tida como de apostasia e de execrável ateísmo, naqueles tempos.  

Terreno neutro
Está mais que na hora de romper com o atavismo fideísta e nos libertarmos dessa tutela cerceadora. Em tempos onde viceja um espiritualismo pluralista, livre-pensador, cada vez mais desvinculado dos dogmas e das implicações religiosas, o espiritismo encontra amplos horizontes para se firmar como o “terreno neutro”, proposto por Kardec, onde as crenças cedem lugar à razão e onde algumas vertentes de uma ciência emergente se encaminham para o abono das propostas espíritas. É hora de aprofundar a ideia de que espiritualidade e religião são coisas diferentes. Enquanto aquela, no mundo contemporâneo, se firma como valor filosófico compartilhado por todos quantos reconhecem a primazia da consciência/espírito sobre a matéria, a religião se apresenta como intérprete de um mundo sobrenatural, capaz de derrogar, com prodígios e milagres, a lei divina ou natural. Dessa prerrogativa que lhes garante poder e fortuna, aqui, e a custódia da chave das portas do céu e do inferno, no além, as religiões não abdicam. Isso as afasta da genuína e natural espiritualidade.

Reencarnação e cristianismo
A generosa ideia da reencarnação é incompatível com o cristianismo. Essa é a tese que levo ao XXI Congresso Espírita Pan-Americano, em Santos.
 Ao estruturá-lo, dando-lhe a feição sedimentada nestes seus 2.000 anos de história, Paulo de Tarso blindou o cristianismo contra qualquer especulação reencarnacionista: “o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo”. (Epístola aos Hebreus). A ideia central e inderrogável do cristianismo é a da salvação pela graça. Todo o arcabouço cristão sustenta-se no mito da queda do homem pelo pecado original e consequente necessidade de um redentor que lhe devolva, por misericórdia, e em troca da crença e da adoração, o estado de graça e a beatitude eterna. Qualquer visão de Deus, de homem e de mundo que se oponha a isso deixa de ser cristã. A reencarnação opõe-se frontalmente aos principais fundamentos bíblicos.

O cristianismo primitivo
Dizer que o espiritismo é a revivescência do cristianismo primitivo também não procede. É a negação de seu caráter moderno e progressista. A História do pensamento anda para frente e não para trás. Os primeiros cristãos, por mais generosos e solidários que fossem, tinham uma visão pobre e equivocada acerca do destino do homem e do mundo. Acreditavam no fim dos tempos, a acontecer, logo ali adiante, na geração seguinte. Só eles seriam salvos. Todos os que não fossem batizados e cressem em Jesus Cristo estariam irremediavelmente condenados. Isso também é bíblico. E cristão. Bem diferente da mensagem humanista de um certo Jesus de Nazaré que não fundou qualquer religião e nunca foi cristão.





Consolador, sim — Prometido, talvez
Néventon Vargas, membro da ASSEPE (Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa) e delegado da CEPA (Confederação Espírita Pan-Americana) em João Pessoa – PB.

Uma questão que me intriga e que se repete em minha mente constantemente é a decisão de Allan Kardec, nosso insigne mestre de Lion, ter identificado no Espiritismo a promessa feita por Jesus há dois mil anos.
Consultando o Houaiss verifiquei que o sentido da palavra “consolador”, abstendo-se, evidentemente, das conotações figuradas e religiosas, cabe perfeitamente para o Espiritismo.
Não pretendo, entretanto, fazer aqui uma defesa da adjetivação, pois isso já está feito com brilhantismo n’O Evangelho Segundo o Espiritismo e nas outras obras escritas por Kardec. Aliás, tal caráter é devidamente explorado e bem definido em toda quarta parte d’O Livro dos Espíritos, intitulada “Das Esperanças e Consolações”.
Mas, “consolador” é apenas um adjetivo que pode ser precedido de muitos substantivos. O problema começa a aparecer quando a palavra é usada como substantivo, seja para designar o Espiritismo, seja para identificar qualquer outra filosofia, ideia, pessoa, religião, etc. Qualquer uso nesse sentido o tornará absoluto, o que é incompatível com um mínimo de modéstia e humildade. Eu acrescento ainda com bastante segurança que tal designação é extremamente pretensiosa.
Uma postura dessa natureza não se encaixa na Filosofia Espírita, que é, acima de tudo, libertadora e nunca deveria nos aprisionar a dogmas e a expressões cristalizadas que comprometem o seu caráter eminentemente progressista.
Até agora, só me referi à palavra “consolador”. Agrava-se o problema quando se adjetiva o substantivo com a palavra “prometido”. Esta forma está expressa n’O Evangelho Segundo o Espiritismo, no seu capítulo 6 e a sua defesa foi feita nos itens 3 e 4 pelo próprio Kardec. Tal identificação coloca o Espiritismo como o herdeiro direto de Jesus, à revelia das religiões cristãs, criando um antagonismo totalmente desnecessário.
Respeito profundamente Allan Kardec, mas me recuso a designar o Espiritismo como “O Consolador Prometido”. Não estou afirmando que ele está errado. Estou dizendo que posso até aceitar que a Doutrina Filosófica e Moral, chamada Espiritismo, seja realmente aquilo que Jesus pensava quando, segundo a citação no Evangelho (João 14:15 a 17 e 26), disse que o Pai enviaria outro Consolador. O que não aceito é repetir e propagar isso, a exemplo das religiões salvacionistas que pregam serem a única verdade e o único caminho para a salvação.
Não precisamos despender muito tempo em pesquisas para encontrarmos inúmeros exemplos na história e até na atualidade de posturas extremamente perniciosas para a evolução da humanidade, em que nações, grupos ou indivíduos se acham detentores do poder e da verdade, únicos “escolhidos de Deus” para elevar o homem à santidade. A consequência disso tem sido o estímulo ao segregacionismo e ao preconceito que levam, invariavelmente, às guerras coletivas e individuais.
Não há dúvida que o fundador do Espiritismo é importante referência, já que propõe as bases da filosofia espírita. Seu maior mérito, entretanto, é reconhecer o seu caráter progressivo e que as aparentes contradições se desfazem pela análise do conjunto. Cabe aos espíritas dar continuidade à evolução sem buscar freneticamente encontrar a verdade nas palavras de Kardec a fim de sancionar as próprias ideias. Não há base para nos definirmos como espíritas apenas aceitando irrestritamente os escritos de Kardec. Ser espírita não é um conceito acabado, embora haja, evidentemente, um consenso mínimo entre os espíritas. Mas todos são diferentes entre si e se modificam com o tempo, não havendo autoridade que detenha o poder de definir quem é ou não espírita. Por isso nos consideramos em perfeita harmonia com o perfil do grande Rivail ao discordarmos de posturas extremamente religiosas e, pior, fundamentalistas, que interpretam de forma absoluta a expressão “consolador prometido”, transformando-a em um “dogma da fé espírita”.
É hora de o homem abrir a sua mente para as diversidades e aprender com elas. É hora de o Espiritismo rever conceitos e posturas que estejam criando obstáculos às relações humanas. Afinal, se ele não é uma seita, se os seus princípios são universais, se a sua busca constante é pela verdade, ele não é exclusividade dos espíritas. Ele é do homem para o homem, dos espíritos para os espíritos, independente de qualquer rótulo, tempo e/ou espaço.







A Contribuição do CCEPA
e dos gaúchos ao Congresso de Santos

Uma delegação de cerca de 20 companheiros do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre comparecerá ao XXI Congresso Espírita Pan-Americano de Santos, de 5 a 9 de setembro deste ano.

O presidente do CCEPA, Milton Medran Moreira será um dos expositores da mesa redonda “A Contribuição da Cosmovisão Reencarnacionista no Desenvolvimento Ético do Indivíduo e das Coletividades”. Caberá a Medran o subtema “As Consequências da Reencarnação no Plano Coletivo”.



O Diretor do Departamento Doutrinário do CCEPA, Salomão Jacob Benchaya, será coordenador da mesa redonda que desenvolve o tema “As diferentes teorias reencarnacionistas: convergências e singularidades face à teoria espírita”.


O colaborador do CCEPA, Moacir Costa de Araújo Lima apresentará trabalho no Fórum de Temas Livres, sob o título de “A Ciência Contemporânea e o Espiritismo”.
Espíritas das cidades gaúchas de Pelotas, Santa Maria e Ilópolis, como, igualmente de Florianópolis, SC, juntam-se à caravana do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre.



O dirigente da S.E.Casa da Prece, de Pelotas, Homero Ward da Rosa, também contribuirá com o Fórum de Temas Livres, abordando “Reflexões Inquietantes sobre a Reencarnação”.



Palestras de setembro e outubro no CCEPA

A palestra da primeira segunda-feira de setembro (dia 3, às 20h30) está a cargo do expositor Rogério H. Feijó Pereira, com o tema “Interligações Psíquicas na Construção do Eu”.
Na terceira quarta-feira de setembro (dia 19, 15h) e na primeira segunda-feira de outubro (dia 2, 20h30min), no espaço das palestras públicas, os participantes do Congresso de Santos repercutirão os temas ali tratados.


              



XXI Congresso da CEPA
Quero cumprimentar, através deste órgão de divulgação, todos os espíritas que estão trabalhando para a realização do XXI Congresso Espírita Pan-Americano, cuja programação tem sido publicada nesse jornal.
A ideia de se fazer um congresso versando todo ele sobre reencarnação é muito oportuna. Não frequento nenhum centro espírita e também não tenho nenhuma religião, mas acredito na reencarnação e penso que ela explica muitas aparentes injustiças e que o ditado popular de que Deus escreve direito por linhas tortas é muito verdadeiro. Penso que a diferença cultural e até socioeconômica existente entre os espíritas e os crentes de outras denominações, conforme foi destacado na matéria de capa desse jornal em sua edição passada, deriva justamente de sua capacidade de entenderem essa lei natural da reencarnação. A reencarnação realmente faz a diferença na vida das pessoas.
Fabiano Henriques de Tude – Chapecó/SC. 

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

OPINIÃO - ANO XIX - Nº 199 - AGOSTO 2012


A fé dos brasileiros

Censo do IBGE revela: cai o número de católicos, evangélicos avançam, espíritas e sem religião também registram crescimento.

Catolicismo segue perdendo fiéis
Resultados do Censo Demográfico 2010, recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, atestam o crescimento da diversidade religiosa no Brasil. Seguindo tendência cada vez mais acentuada, o catolicismo, que já foi religião oficial no país e que, em 1872, era a crença declarada de 99,7% dos brasileiros, caiu, só na última década em quase 10 pontos percentuais: de 73.6%, no censo de 2000, para 64,6%, em 2010.


Evangélicos não param de crescer
Confirmando, igualmente, a tendência das últimas décadas, o segmento evangélico foi o que mais cresceu: de 15,4%, em 2.000, para 22,2%, no último censo. Estão distribuídos por centenas de diferentes denominações, todas ligadas ao amplo movimento evangélico, especialmente pentecostal e neopentecostal.   

O crescimento espírita e dos sem religião
No censo de 2.000, 1,3% dos brasileiros (2,3 milhões) se haviam declarado espíritas. Já em 2010, o percentual subiu para 2,0%, o que significa uma população de 3,8 milhões de pessoas que dizem praticar a “religião espírita”.
Um dado significativo: a população espírita foi a que registrou os melhores indicadores educacionais e socioeconômicos. Nesse segmento está o maior índice de portadores de curso superior: 31,5%; assim como as menores percentagens de indivíduos sem instrução: apenas 1,8%. Também no item renda, o segmento espírita apresenta índices mais elevados. Dos entrevistados que se declararam espíritas, 19,7% recebem mais de cinco salários mínimos mensais, percentual superior a qualquer outro segmento religioso.
Seguindo, igualmente, tendência já registrada no censo de 2000, quando 7,3% dos entrevistados pelo IBGE se haviam declarado “sem religião”, em 2010 esse percentual subiu para 8,0%, cifra que ultrapassa os 15 milhões de brasileiros.


Os brasileiros que não têm fé
Apesar do aumento da população evangélica, no Brasil, pode-se tranquilamente afirmar que o censo aponta para um quadro que nos insere nas tendências da pós-modernidade ocidental: a decadência da fé.
Termômetro dessa realidade é o catolicismo. Seu encolhimento, mesmo continuando ele a ser a religião majoritária, aponta para o desencantamento das pessoas de nosso tempo relativamente aos dogmas de fé, antes tão sólidos. É, justamente, do rebanho católico que as ovelhas vão migrando, ou para as igrejas evangélicas - aquelas ainda movidas pelo pensamento mágico-religioso - ou para posturas mais livre-pensadoras, cultivadas no segmento espírita e entre os que se declaram “sem religião”.
 A propósito, dizer-se sem religião não é o mesmo que se declarar materialista. Cerca de metade dos que assim se classificam, afirmam, concomitantemente, aceitar a existência de Deus, por exemplo. O importante a se registrar é que, paulatinamente, as questões que dizem com a espiritualidade deixam os templos para fazerem morada na consciência livre e nos sentimentos pessoais do ser humano. A fé cede lugar à reflexão, à busca de respostas mais racionais sobre divindade, identidade do ser humano e leis que regem o universo. Allan Kardec classificou isso como “fé raciocinada”, que se distinguiria radicalmente da fé religiosa.
É por aí que se deve medir o avanço das propostas espíritas e não, simplesmente, pelo número de pessoas que se declaram adeptas da “religião espírita”. Adotado esse critério, vamos ao encontro de um imenso número de coidealistas não apenas entre livre-pensadores arreligiosos, mas também entre aqueles ainda formal e socialmente ligados ao catolicismo. É bem maior do que se pode supor a existência de “católicos” com uma visão mais racional de Deus, do espírito e de sua evolução. São, muitos deles, espíritas sem que o saibam. Não cultivam mais a fé. Privilegiam a busca do conhecimento e o desenvolvimento dos autênticos sentimentos do espírito. (A Redação)
Na sua coluna “Opinião em Tópicos”, nosso editor Milton Medran Moreira tece outros comentários sobre o censo religioso do IBGE.







Manicômio ou Escola?
“A razão e a paixão são o timão e a vela de nossa alma navegante.” Kahlil Gibram


Poucos minutos após o bárbaro atentado ocorrido no Colorado (USA), quando um estudante de medicina entrou armado em um cinema de pequena cidade, atirando a esmo, matando doze pessoas e ferindo dezenas, o mundo todo já conhecia e deplorava a tragédia.
Alguns dias depois, a crônica policial de Porto Alegre dava destaque a um episódio chocante. Um homem, bioquímico, de classe média, detentor de diploma de curso superior, bom emprego, e sem antecedentes, matou a esposa a facadas. Dirigiu-se, logo depois, ao quarto do filho de apenas cinco anos e, igualmente, abateu-o com o mesmo instrumento. Justificativa: a desconfiança de que a esposa o traía. Quanto a tirar a vida do menino, seria para poupá-lo do drama de ter tido a mãe assassinada. Em seguida, jogou-se de uma ponte com intuito suicida, objetivo não concretizado, graças à intervenção de terceiros.
Fatos dessa natureza alimentam pautas de vários dias na imprensa. Mesmo que chocantes, não há como os meios de comunicação deixarem de repercuti-los, tal o interesse que despertam. Não se quer, aqui, criticar a opinião pública pelo interesse em conhecer detalhes dessas tragédias. Tampouco a imprensa por lhes abrir manchetes. Justamente pela revolta e pela dor que causam na alma da maioria das pessoas, esses fatos oportunizam diferentes e ricas análises, a partir da psicologia, da criminologia, da psiquiatria, da sociologia, da antropologia e, especialmente, à luz dos valores filosóficos, éticos e morais, amealhados pela civilização.


Uma questão sobressai, especialmente, a partir da reflexão em cima dessas tragédias: ainda há muito que conhecer da alma humana, de sua história coletiva e individual, de suas anomalias e, às vezes, de sua extrema dificuldade, senão momentânea impossibilidade, de, por si só, superar ódios e paixões e transmutá-los em ações positivas, racionais e amoráveis.
Mesmo, entretanto, que tragédias assim levem a crer seja o mundo em que vivemos um grande manicômio, povoado de almas enfermiças, é imperioso estender a visão para a sociedade humana como um todo. Aí, vislumbraremos nela uma rica escola, onde, paulatinamente, se aprimoram saberes e sentimentos, preocupações e ações em prol do bem-estar, da sanidade, da urbanidade, da tolerância, da alteridade e da solidariedade. É o amor, em uma palavra, que, pouco a pouco, se impõe como fator essencial da convivência familiar, social e política. Não há como fugir da aquisição e do aprimoramento desses valores como definidores do futuro da humanidade. Na escola terrena, a maioria dos aprendizes experienciam, no seu trabalho, no âmbito familiar, nas relações sociais, esses nobres indicadores que a reencarnação lhes propicia, como instrumento poderoso de progresso.
As ações tresloucadas do estudante de medicina do Colorado ou do bioquímico porto-alegrense não podem ser erigidas a atitudes definidoras das pessoas de nosso tempo. São, isto sim, gritantes exceções, sérios desafios ao estudo mais aprofundado da alma humana, de seus eventuais desvios e anomalias. Vistas estas sob a perspectiva filosófica espírita, remetem a um olhar mais ampliado sobre a possível história de seus agentes, no tempo, no espaço ou além deles. Não para justificar seus desvarios, mas para que a própria sociedade ou a família que aqui os acolheram encontrem, a partir dessa hipótese milenarmente aventada, meios de contribuir para sua reeducação e sanidade.
A reencarnação traz também esse nobre efeito: faz-nos responsáveis não só por nós próprios, mas, em igual medida, por aqueles com quem compartilhamos a caminhada.

  






Rituais na Casa da Dinda
Não assisti à tão badalada entrevista da ex-primeira dama Rosane Collor ao Fantástico. Mas, todos os jornais repercutiram-na, dia seguinte. Soube, aí, que uma das “revelações bombásticas” da entrevistada foi a de que, quando Fernando Collor estava na presidência, costumava promover rituais de magia negra na Casa da Dinda, residência presidencial, para desfazer os “trabalhos” que contra ele faziam seus inimigos políticos.
Como se sabe, os rituais não devem ter produzido todo o efeito desejado. Apesar deles, Collor entrou para a história como o primeiro presidente a sofrer “impeachment”, no Brasil. O “santo” de seus adversários seria mais forte?
O marketing evangélico
O curioso é que, ainda segundo Rosane, a mulher que dirigia aqueles rituais hoje é uma pastora evangélica. No dizer da entrevistada, assim como ela própria, a mulher “aceitou Jesus” e hoje está livre dos efeitos maléficos desses rituais que o povo evangélico costuma qualificar como demoníacos.
A entrevista de Rosane, dada pouco após a divulgação do censo religioso de 2010, que atesta o crescimento do número de evangélicos no Brasil, oportuniza refletir sobre o marketing utilizado pelos pastores das chamadas igrejas pentecostais e neopentecostais. Na base de seu discurso está a demonização de toda e qualquer forma popular de religiosidade de raízes africanas, indígenas ou que envolvam pretensas evocações de espíritos, sejam estes “do bem” ou “do mal”. Tudo para eles é “obra do demônio”. E, nesse discurso, sempre sobra também para o espiritismo que eles, maliciosamente, fazem questão de confundir com os rituais mágicos das religiões mediúnicas.
A teologia da prosperidade
Nas pregações, sempre há referências a “médiuns espíritas” ou seguidores do espiritismo que teriam se convertido às igrejas evangélicas. Acho estranho quando dizem isso. Sem desmerecer a fé de quem quer que seja, parece-me que crenças bíblicas fundadas no maniqueísmo, dividindo a humanidade entre bons e maus, representam um retrocesso espiritual incompatível com convicções minimamente embasadas na proposta espírita. Admito que frequentadores de centros espíritas que a eles compareciam simplesmente para receber passes, águas fluidificadas ou a ajuda dos espíritos com vistas à solução de problemas pessoais, migrem facilmente para as igrejas evangélicas. Seu propósito é o mesmo. Levados pelo poderoso marketing das igrejas, “aceitam Jesus como único Senhor e Salvador” e passam a pagar o dízimo Tudo como moeda de troca para solucionar problemas financeiros, amorosos ou de saúde. Vão atrás do milagre que o espiritismo não faz e as igrejas apregoam.
Rosane que, na entrevista, queixou-se por receber (só!) 18 mil de pensão alimentícia de seu famoso ex-marido, talvez sonhe ganhar mais adotando a teologia da prosperidade.
Espiritismo e laicismo
Acho que a inclusão do espiritismo no censo religioso só atrapalha. Diferentemente das religiões, o espiritismo não faz proselitismo. Mesmo seu segmento mais numeroso, que se diz religioso e cristão, não se propõe a ser exatamente uma nova alternativa de fé contrapondo-se às demais. Instituições ou pessoas que aceitam a teoria espírita vislumbram nela um novo paradigma para a ciência e a filosofia, a partir da realidade do espírito, sua imortalidade e evolução. Esse paradigma é, efetivamente, transformador do indivíduo e da sociedade. Mas, como afirmou Kardec, seria equívoco tomá-lo como uma nova crença.
Mesmo tratado pelo IBGE como uma religião, um dado importante confirma a condição “sui generis” do espiritismo. Dos segmentos pesquisados ele é o que exibe níveis educacionais e econômico-sociais mais desenvolvidos. Isso coloca-o bem mais próximo do laicismo da sociedade contemporânea do que do religiosismo que perde terreno a cada censo realizado, só crescendo em segmentos pouco envolvidos com educação e conhecimento.





Palestras no CCEPA
Como de praxe, na primeira segunda-feira de cada mês, às 20h30, o Centro Cultural Espírita de Porto Alegre oferece uma conferência pública, em seu auditório, na Rua Botafogo, 678. O conferencista deste 6/8 foi o economista e dirigente espírita José Joaquim Marchisio, abordando o tema “Espiritismo e Meio Ambiente”.
Seguem as palestras mensais da tarde, na terceira quarta-feira do mês, às 15 horas. Neste 15/8, o palestrante é o advogado e professor Victor Emanuel Christofari, com o tema “Perda de Entes Queridos”.

Novos livros disponibilizados no site “Pense”
O Corpo Fluídico – Wilson Garcia
“Ao escrevermos o presente livro, não nos moveu outro interesse que o da luta pela Verdade. Procuramos, e estamos certos de tê-lo conseguido, ficar no campo das ideias, desinteressados de alcançar instituições ou pessoas, ainda que devendo mencioná-las.”

La Pluralidad de Mundos Habitados – Camille Flammarion
Uma das principais obras do grande astrônomo e espírita francês Camille Flammarion (1842-1925), lançada em 1862, e que deu início a uma intensa fase de popularização da ciência e da astronomia em obras posteriores. Edição em castelhano.

Encontro com a Cultura Espírita – Deolindo Amorim, Alexandre Sech, Jorge Andréa e Altivo Ferreira
Importante registro em livro, há muito tempo esgotado, do encontro histórico promovido por um grupo de espíritas com apoio do periódico paulistano Folha Espírita, realizado em outubro de 1980 no auditório do Senac, na Capital. Um grande momento da cultura espírita.

Kardec e Não Roustaing – Luciano Costa
Obra muito rara, lançada em 1943, teve uma edição nos anos 1970 pela Edicel, por iniciativa do jornalista espírita José Herculano Pires. É uma das críticas mais contundentes e embasadas contra o roustainguismo, livro muito pouco conhecido das novas gerações.

De la Sombra del Dogma a la Luz de la Razón – Pedro A. Barboza de La Torre
Um dos maiores intelectuais espíritas da Venezuela, foi presidente da Confederação Espírita Pan-americana (1990-1993). É um dos estudos mais profundos acerca das relações conflitantes entre cristianismo e espiritismo. De La Torre (1917-2002) faz críticas contundentes aos vários espiritismos, aos espíritos Ramatis, Emmanuel e ao médium brasileiro Chico Xavier.
Você pode baixá-los gratuitamente: http://www.viasantos.com/pense

         




O Universo que encerra
a Mente Humana
Lourenço Nisticò Sanches, articulista espírita, Recife/PE.

Por força da razão e do bom senso, faz-se imperiosa em nós a premissa de que somos seres imortais e transcendemos à matéria. Esta apenas nos serve de veste temporária, sendo, pois, finita. Em decorrência dessa realidade, e embasados em mediano entendimento, aceitamos que a essência que permanece subsistindo além do corpo físico é seguramente um vasto repositório de conhecimentos adquiridos ao longo de nossa existência mundana, e que vão se acumulando, desde sempre.
Quando se iniciou esse processo e qual o ponto final de destinação? O tema é controverso. Correntes das ciências filosófico-religiosas se debatem em teorias e suposições várias, mais ou menos aceitáveis, tendo em vista a limitação ainda existente em razão do reduzido cabedal de conhecimentos que possuímos. Nossa "sapiência" ainda é muito limitada e diminuta. Precisamos, humildemente, aceitar essa realidade. Muitas explicações fogem do alcance e da capacidade de nosso entendimento. Escapa-nos até a idéia do que possa vir a ser o infinito, mesmo dentro das chamadas ciências exatas das quais já temos avançados conhecimentos.
Para melhor compreendermos as largas dimensões do tema, façamos um paralelo com as experiências que vêm sendo levadas a cabo no gigantesco túnel sob a região dos Alpes, na Europa, com a construção do Grande Colisor de Hádrons (LHC) finalizado em meados de 2008. Testes inéditos buscam encontrar elucidações que culminem com explicações consistentes, aos cientistas, acerca da formação da matéria e, através dela, os corpos celestes e, por fim, o Universo.
As experiências nesse “túnel” permitiram a descoberta de uma partícula infinitesimal denominada de “Bóson de Higgs” ou “partícula de Deus”, alcunha dada pelo físico Leon Lederman devido ao fato desta partícula permitir que as demais, dela originadas, possuam diferentes massas. Uma alusão alegórica ao Antigo Testamento, no episódio da Torre de Babel, onde, por uma única ação do Criador, seus construtores teriam começado a falar línguas estranhas, desentendendo-se entre si e se tornando “diferentes”.
Numa rápida apreciação sobre esse tema – atualmente tão em evidência no mundo científico – temos no modelo padrão, ora aceito para a formação do Universo, o longínquo e desconhecido instante do chamado “Big Bang”: uma explosão em nível sideral que teve, hipoteticamente (a fim de validar a teoria), como consequência o surgimento de uma partícula bosônica. Pois, justamente essa partícula – que leva o nome do físico britânico Peter Higgs - teria dado origem às diferentes massas das demais partículas elementares que vieram a se constituir em matéria.
O “Bóson de Higgs” teria desencadeado um processo em que a descomunal região “ocupada” pelo chamado “espaço” (hipoteticamente, até então vazio) estaria “espirrando” matéria por todos os lados. Esta veio a constituir os corpos celestes. Ressalte-se que o “impulso” inicial provocado pelo “Big Bang” ainda permanece, dando sustentação à teoria científica da contínua expansão do Universo, em decorrência da força inercial daquela “explosão” cósmica.
As pesquisas seguem. Em 4 de julho último, cientistas do CERN - Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - anunciaram que, ao fim de 50 anos de investigação, descobriram uma partícula nova que pode ser o “Bóson de Higgs”.
Mas, deixemos por ora os cientistas com suas experiências nucleares e retornemos à nossa mente, à nossa essência:
Partamos da “figura” originada pelos desdobramentos da teoria ora palmilhada pelas experiências científicas práticas focando o “Bóson de Higgs”. Penso que, em raciocínio análogo – em direção inversa - pode ela ser utilizada, alegoricamente, na representação dos processos havidos em nossa mente. Substituam-se, então, os corpos celestes “espirrados” pelo que se constitui na necessária conquista sob forma de atração de elementos imprescindíveis à nossa evolução como criaturas humanas, além da consideração do corpo meramente físico.
Vimos, ininterruptamente, ao longo de cada fração de tempo, acumulando experiências – e saber – à nossa essência desde que o sopro de vida nos animou. Esse processo abrange todas as áreas do conhecimento científico, tecnológico, humanístico, espiritual e também no que concerne à moral e ao burilamento das sensibilidades, do afinamento das “cordas” onde vibram nossos sentimentos, sobretudo a capacidade de amar. Não é assim?
Nosso comportamento, portanto, bem assim as atitudes que tomamos no dia-a-dia, consideram especialmente as experiências similares já vivenciadas – e registradas em nosso “disco rígido” - nesta vida ou no pretérito de nossa atual existência. Suas influências acabam por nos nortear. Contudo, nem sempre de maneira acertada. Tudo a depender do nível evolutivo em que nos encontramos.
“O saber não ocupa lugar”. Não é esse o dito das avós de nossas avós, desde sempre?
Naturalmente não estou referindo-me à matéria que constitui a “massa cinzenta” de nosso cérebro e sim à nossa essência individual. Chamem-na como melhor nos aprouver: alma, espírito, “eu interior”, etc.
De fácil entendimento, portanto, é aceitarmos o fato de que o “espaço” destinado a armazenar novos conhecimentos e, por conseguinte, nosso progresso e evolução, são igualmente infinitos. São inversamente similares à representatividade da “criação do universo” com seus infindáveis corpos celestes “espirrados” pela chamada “partícula original” da teoria científica abordada: a eventual descoberta do “Bóson de Higgs”.
A inspiração de Michelangelo na execução de sua magistral arte para pintar a imagem de Deus ao criar o homem (Adão), na Capela Sistina, nos enseja questionar: seria essa a retratação simbólica da efetiva “partícula de Deus” que animou o homem?
Ao refletirmos e aprofundarmos a pesquisa neste tema, não poderemos nos esquivar da plena convicção acerca da responsabilidade que temos perante nós próprios. Cumpre-nos conscientemente expandir nossos potenciais, conquistando o saber e aprimorando nossas energias vibracionais. Estas, a exemplo das leis divinas emanadas do Criador, mantêm o equilíbrio gravitacional e a harmonia entre os corpos celestes.
Saibamos, enfim, usar o livre-arbítrio em favor de nosso progresso. Apressemo-nos em não retardar o esforço individual para alcançar a evolução que nos ofertará as bem-aventuranças indistintamente por todos desejadas.







Obras espíritas no “Pense”
A propósito da publicação no encarte “América Espírita” (julho) de obras espíritas raras no site www.viasantos.com/pense , o PENSE é para mim uma verdadeira enciclopédia de Espiritismo. Este compartilhamento de livros e artigos muito interessa a quem pesquisa seriamente a natureza e a história do Espiritismo. Uma sugestão que faço, se possível, conseguir obras do argentino Santiago Bossero e também do espanhol Manuel Gonzales Soriano, especialmente “El Espiritismo es la Filosofia”.
Herivelto Carvalho – Ibatiba/ES.

 Renovando assinatura
Continuar recebendo o eloquente “Opinião” me leva a renovar a assinatura, apesar de minha incredulidade nos serviços de correio muito irregulares, por aqui. No ano passado, só recebi quatro exemplares desse precioso periódico, o único digno de ser lido. Nenhum, na filosofia, até agora se mostrou tão eficiente. Seu editor é inigualável!
Ody Costa Ferreira – Jardim Barro Branco, Duque de Caxias/RJ.

Opinião em Tópicos
O dia em que o homem fizer a revolução do Amor e da Justiça, certamente não estaremos mais em um planeta de provas e expiações e sim já num planeta de Regeneração. Sobre a coluna “Opinião em Tópicos” de julho: eu sempre fiz e continuo fazendo meus suquinhos de laranja, limão, bergamota (tangerina), etc., espremendo-os no copo. Que beleza! É outro sabor. Infelizmente, nunca fui a Cuba. Luz e paz!
Simplício Oliveira da Fonseca – Bento Gonçalves/RS.